Atividades Recreativas Para Educação Infantil

No inicio da vida escolar é um pouco difícil adaptar a criançada a nova rotina, não é mesmo? Tudo é novo para elas, o ambiente, as pessoas, o fato de ter que acordar cedo ou não ter mais o cochilo da tarde, mas adapta-las a esse novo mundo pode não ser tão complicado assim quando relacionamos nossos objetivos com os seus interesses. Crianças gostam de brincar, e na fase escolar esse desejo se intensifica. Por isso as atividades recreativas para educação infantil se fazem necessárias neste período, elas têm uma importância significativa na formação e desenvolvimento integral das crianças.

As brincadeiras recreativas para educação infantil devem ter como objetivo desenvolver habilidades e capacidades das crianças nestes primeiros anos de vida, sendo assim nada melhor que fazer isso da forma que elas mais gostam, brincando.

3 a 4 anos

A partir dos 3 anos de idade, as crianças já conseguem interagir com grupos e é nesse período que elas desenvolvem sua identidade e vínculos afetivos com o mundo. No seu desenvolvimento as crianças tendem a imitar gestos e atitudes de quem os cerca, é importante que as brincadeiras ajudem-nas a criar seus traços específicos.

Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a estes pequenos devem desenvolver habilidades especificas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e desenvolver a linguagem como forma de comunicação. Portanto, para um melhor desempenho, as atividades lúdicas para educação infantil podem prever algumas regras mais definidas.

Abaixo, deixarei algumas dicas de atividades de recreação educacional que tornarão o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos mais divertidos.

1 – CADA UM É DO SEU JEITO (Construção da identidade) Esta atividade visa auxiliar a criança a construir a imagem do próprio corpo, além de trabalhar a auto-estima e auto-imagem.

MATERIAIS: Papel Kraft, canetinhas hidrocor, fita adesiva e tesoura

BRINCANDO: Você irá pedir para cada criança deitar sobre uma folha de papel e em seguida irá desenhar a silhueta dela. Escreva o nome da criança e entregue a ela. Quando todos estiverem com suas folhas de papel peça que completem desenhando os olhos, o nariz, a boca, os cabelos, etc. Neste momento você pode incentivar a criança a observar o próprio corpo.

2 – MÚSICA O objetivo desta atividade lúdica é estimular a criança a aprender a ouvir e prestar atenção aos sons.

 

3 – CAMINHADA COMPANHEIRA Esta brincadeira desenvolve a ideia da tolerância entre as crianças. Ela deve ser aplicada sempre que houver necessidade das crianças andarem juntas, como para ir a sala de aula, ao pátio, a quadra, etc.

4 – CAIXINHA DAS SENSAÇÕES A caixa das sensações visa trabalhar os sentidos das crianças, através das sensações que os objetos ali dentro colocados despertam nos pequenos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Caixa de papelão (pode ser de tênis) decorada pelo professor / orientador ou pelas próprias crianças. Objetos variados como tampinhas, lixas, pedaços de pano ou algodão, botões, dentre outros.

COMO BRINCAR: A caixa deverá ter um furo em cima na forma de círculo, onde as crianças colocarão a mão e outra abertura onde o professor / orientador colocará os objetos um por um, a fim de que as crianças, com a mão possam identificar o material. Se não tiver uma caixa, pode vendar a criança.

5 – BOLA POR CIMA, BOLA POR BAIXO Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, concentração e velocidade. Ótima brincadeira para crianças já com 4 anos de idade e pode ser usada tanto na aula de educação física quanto na sala (caso tenha espaço suficiente).

MATERIAIS: Bolas

6 – CORRIDA DO SACI Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.

 

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*